Sem título684169.png

Apoio Elastoméricos

É comum ouvir-se aparelhos de apoio de elastômero serem denominados de “almofadas de neoprene”, devido à grande difusão do produto fabricado pela du pont. Quando recebem as chapas internas de aço, são chamados de “aparelhos de neoprene fretado”, galicismo com origem no francês fretté. A ABNT usa a denominação “aparelho de apoio de elastômero fretado”.

Colocar_elastomericos_neoprex_corpo-da-página.jpg

Apoio Elastomérico Simples

image008.jpg

São aparelhos de apoio de elastômeros simples, não fretados. São usados quando as solicitações são baixas e não é necessário o emprego de chapas de aço fretantes. As espessuras comerciais no brasil são: 5mm, 6mm,10mm,12mm,16mm,20mm,22mm e 25mm. São aplicados na construção de edifícios e como apoios de elementos pré fabricados e em coberturas.

Apoio Elastomérico Fretado

São aparelhos de apoio de elastômeros laminado. é o tipo mais utilizado em toda a construção civil pela sua extensa faixa de aplicação. São utilizados como apoio em passarelas, viadutos e pontes rodoviárias e ferroviárias.

image009.jpg

Apoio Elastomérico Deslizante

image010.png

Podem ser fretados ou simples, tem a finalidade de liberar parcialmente ou totalmente esforços horizontais, através de uma película de teflon vulcanizada em uma das superfícies horizontais, esta entra em contato com uma chapa em aço inox polida e espelhada que estará solidarizada ao substrato superior.